Como todo final de semestre, a EGV recebeu pais de alunos para participar da “Aula Aberta EGV”. O projeto é direcionado para as turmas do G1 ao 4º ano e conta com o apoio de especialistas e dos professores polivalentes. Segundo a coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, Bárbara Ache, “o objetivo é desenvolver com os pais algum conteúdo que os filhos aprenderam durante o semestre”.
Pais e alunos do G1 e G2 desenvolveram a proposta do “Brincar Heurístico”. Dentro de uma caixa, foram colocados objetos do cotidiano com características diferentes e qualidades táteis variadas para que as crianças, junto com os pais, pudessem explorar manualmente.
Já o G3 realizou um trabalho sobre a leitura do livro “Monstros das cores”, da escritora Anna Llenas, onde cada cor representa um sentimento. Além de apresentarem uma música, alunos e pais discutiram sobre o tema do livro.
O projeto “Escrita de cartinha”, da turma do G4, estimulou os alunos a trabalharem junto com a família. A atividade orientava os pais a escrever uma história no livro desenhado em sala de aula pelas crianças.
Já no G5, as famílias tiveram que colher e raspar algumas sementes para ver como elas ficariam após a raspagem. Ao final, cada um levou uma semente de Guapuruvu para plantar em casa.
O 1º ano apresentou aos pais uma peça teatral baseada no conto de fadas “Cachinhos dourados”. A história foi derivada da união das várias versões escritas pelos alunos em sala de aula. Após a apresentação, os pais brincaram com jogos matemáticos.
Os alunos do 2º ano também apresentaram uma peça teatral, com falas em inglês e português, para os pais e outros familiares. A encenação “Os cozinheiros encantados da floresta encantada” foi um trabalho conjunto das disciplinas de Artes, Música e Inglês.
Para a turma do 3º ano foi desenvolvida uma aula de xadrez entre as famílias. O 4º ano apresentou um filme com o repertório do cantor e compositor Adoniran Barbosa, desenvolvido por eles nas aulas de música. A turma também apresentou um teatro de sombras em inglês baseado no Livro “Charles na Escola de Dragões”, dos autores Alex Cousseau e Philippe-Henri Turin, lido durantes as aulas da disciplina.
Para Bárbara Ache, a Aula Aberta EGV “é uma integração entre pais e filhos em que os responsáveis ficam mais próximos da rotina diária em sala de aula. As crianças ficam muito felizes e encantadas em trabalhar junto com os pais dentro do espaço escolar”.
Compartilhe: