A importância do Vale do Paraíba no ciclo do café todo mundo conhece, mas e os vários meios de produção concentrados naquela região? Esse foi o tema do Estudo do Meio realizado pelos alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio da EGV, que viram de perto um assentamento, uma linha de produção industrial e a fabricação de artesanato.
Assista ao vídeo com depoimentos dos alunos e professores.
O tour pelo Vale do Paraíba ocorreu entre os dias 1º e 4 de outubro e teve início com a visita da turma a um assentamento, na cidade de São José dos Campos (SP). Os alunos viram como funciona a agricultura familiar e o dia a dia da população que vive nesses espaços. Os conceitos de agroecologia e de produção multidisciplinar foram observados de perto. Os jovens perceberam que, com o trabalho cooperativo, cada um exerce uma função dentro do assentamento e todos praticam uma agricultura sustentável.
Em Guaratinguetá (SP) e Volta Redonda (RJ) os alunos visitaram, respectivamente, uma metalúrgica especializada em pintura de bobinas e chapas de metal (TEKNO) e uma siderúrgica (CSN), onde presenciaram um recorte da cadeia produtiva do aço e do ferro. Eles acompanharam esse processo de produção desde a matéria-prima até o produto que chega ao consumidor.
O último meio de produção visto foi o do artesanato. No município de Cunha (SP), a turma acompanhou a produção das peças de cerâmica, famosas na cidade. Os alunos observaram nas técnicas utilizadas pelos ceramistas conceitos de física e química aprendidos em sala de aula, como na queima da argila e na temperagem do material. No último dia de viagem, ainda em Cunha, eles visitaram a Pedra da Macela, ponto turístico da cidade, e tomaram banho de cachoeira para relaxar.
Os professores Patrícia Takahashi, de física, Sérgio Santos, de química, e o orientador educacional Márcio Macarini acompanharam a turma nessa viagem. Segundo Sérgio, os alunos aprenderam não só sobre os meios de produção enquanto uma cadeia produtiva e de consumo, mas também tiveram a percepção das relações sociais que envolvem essas atividades e o meio em que o ser humano vive.
Para tirar maior proveito da viagem, os alunos prepararam previamente um questionário, que foi utilizado nas visitas. Todas as respostas obtidas e as observações foram anotadas por eles em um diário de campo. “O Estudo do Meio tem um começo anterior à ida, um trabalho de vivência no local e depois uma reflexão sobre o que foi visto”, explica a professora Patrícia.
Com todo o repertório adquirido no Estudo do Meio e os estudos realizados sobre os meios de produção, agora os alunos têm um novo desafio: produzir um vídeo institucional. Divididos em grupos, eles irão preparar um roteiro, gravar e fazer um relatório sobre tudo o que aprenderam durante o ano e na viagem.
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