Neste período de distanciamento social, as atividades da EGV tiveram de ser adaptadas, mas continuam a todo vapor. Com a escola fechada e os estudantes em casa desde meados de março, a equipe EGV tem trabalhado com atividades não-presenciais para dar continuidade ao processo pedagógico. Por ser uma escola credenciada pelo programa Google for Education e por utilizar outros recursos digitais, a EGV já tinha à disposição as ferramentas necessárias para migrar todo o ensino para o formato virtual. A equipe pedagógica fez um planejamento, adequando objetivos e conteúdos ao contexto imposto. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, os estudantes estão tendo aulas e atividades online de acordo com os planos de ensino e aprendendo os conteúdos que seriam desenvolvidos nas aulas presenciais.
Como acontece na escola, no ambiente virtual a EGV mantém a atenção especial ao processo de aprendizagem de cada estudante, fazendo intervenções quando necessário – seja por meio de um plantão de dúvidas com o próprio estudante ou uma conversa com os responsáveis para adaptar as atividades às necessidades da família e do estudante.
A avaliação formativa que acontece na escola também continua acontecendo. A equipe pedagógica se reúne semanalmente para avaliar como foi o desempenho dos estudantes naquele período e identificar as dificuldades. A qualidade da aprendizagem realizada, com a interferência distanciada, a linguagem diferenciada e a tecnologia permeando o processo, é outro foco da equipe nesses encontros. A partir daí, novas interferências e estratégias são traçadas para que a aprendizagem seja cada vez melhor.
Educação Infantil
Na Educação Infantil, tantos os professores polivalentes quanto os especialistas gravam vídeos com sugestões de atividades como vivências, explorações, pesquisas, jogos, contação de histórias e muitas outras.
Além disso, há os momentos de encontros virtuais. São conversas ao vivo entre as professoras e as crianças. “Neste momento, os pequenos matam a saudade da professora e dos colegas e aproveitam para mostrar as atividades que estão realizando”, conta Yone Macarini, diretora pedagógica da EGV e coordenadora pedagógica da Educação Infantil ao 2° ano do Ensino Fundamental. “Eles adoram participar das atividades propostas, mostrar a sua horta, apresentar seus animais de estimação e seus brinquedos favoritos. É a hora de interagir mesmo, um momento muito rico!”.
Por conta da pouca idade, toda a atividade realizada em casa é, claro, mediada por um adulto. As famílias estão sendo grandes parceiras da escola neste momento. “É um desafio que estamos superando todos juntos”, afirma Yone. “E o mais importante é que, mesmo longe da escola, as crianças continuam aprendendo diariamente!”.
Ensino Fundamental 1
Nos primeiros anos do Ensino Fundamental 1, a dinâmica permanece a mesma. Os estudantes do 1° e do 2° ano dão sequência à alfabetização e a todo o desenvolvimento por meio das atividades lançadas no cronograma semanal, de videoaulas gravadas pelos professores e de encontros virtuais que estimulam cada conteúdo. A frequência dos vídeos varia entre dois, três e até quatro por semana.
A partir do 3° ano, os estudantes já têm aulas regulares, nos mesmos horários das aulas presenciais. As videoaulas continuam sendo um recurso utilizado. Como os alunos ainda são pequenos, os grupos de 3° a 5° ano foram divididos para que, no encontro virtual, todos tenham tempo de participar e se expressar. “Ficaria difícil para os professores coordenar a participação de 25 estudantes”, explica Solange Souza, coordenadora pedagógica do 3° ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. “Por isso, optamos por dividir o grupo e a estratégia deu certo. Todos têm oportunidade de participar mais tempo e com mais qualidade. Supreendentemente, até aqueles que presencialmente são mais tímidos, têm participado bastante”.
Ensino Fundamental 2 e Médio
Os estudantes do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio também têm aulas e atividades no horário das aulas presenciais. O formato é bem variado. Além das aulas ao vivo e as videoaulas gravadas, os professores ainda lançam mão das ferramentas para fazer apresentações de slides com explicações narradas e propor exercícios diversos – tanto no formato tradicional, com fichas a serem preenchidas e enviadas por foto para correção, como em plataformas virtuais específicas para este fim.
Equipe pedagógica
Para a coordenação pedagógica, a equipe de professores da EGV é o grande destaque deste momento de tantos desafios. “A equipe conseguiu, nas aulas online, alcançar um dos objetivos fundamentais da escola, o compartilhamento do saber”, explica Solange. “O estudante aprende ao observar o caminho do pensamento do colega, aprende quando escuta as diferentes estratégias para resolver um problema, quando escuta a análise de um colega a respeito poema lido por todos, por exemplo. A equipe garantiu a troca, o movimento coletivo do aprender, as interações que são tão importantes para a aprendizagem individual”.
O
envolvimento, o comprometimento, a criatividade e a união de todos têm feito a
diferença e tornado possível a continuidade do processo pedagógico com a
manutenção da qualidade da aprendizagem. “Eles estão sendo incríveis! Todos com
muita criatividade para gravar vídeos bacanas e tornar o aprendizado envolvente
e divertido, mesmo em tempos de quarentena”, ressalta Yone Macarini.
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