A Ilha do Cardoso, na cidade de Cananeia (SP), foi o destino escolhido para o Estudo do Meio da turma do 9º ano da EGV. Com uma vasta área de Mata Atlântica e de manguezais preservados, o local é ideal para o trabalho de investigação científica, que foi foco deste Estudo realizado entre os dias 17 a 20 de setembro.
A turma fez um registro de campo diário com as informações obtidas a partir da observação de diferentes ecossistemas, além da coleta de amostras e análise de dados. Junto com uma bióloga e um gestor ambiental, a professora de Física, Patrícia Takahashi e o de Geografia, Alexandre Dias, acompanharam os alunos nessa pesquisa.
Com os equipamentos que os professores levaram, foi montado um laboratório para os alunos realizarem as análises logo após as coletas. A partir das amostras de água e de solo recolhidas, a turma realizou a análise química e sedimentar de seus componentes. Em uma aula prática de anatomia, os alunos dissecaram um baiacu, que foi encontrado já morto no local.
Os conteúdos abordados na viagem estão sendo desenvolvidos durante o ano letivo e puderam ser vistos e aplicados na prática durante a vigem. Tais conteúdos são integrados às áreas do conhecimento das ciências naturais, com Física, Química e Biologia e das ciências humanas, com a disciplina de Geografia. Segundo o professor Alexandre, “os alunos se envolveram e se dedicaram bastante às atividades. Esse Estudo do Meio teve uma proposta diferenciada, pois trouxe uma vertente mais científica e laboratorial”.
Para a professora Patrícia, o Estudo do Meio “é uma construção anual, com algumas intervenções ao longo do ano”. De volta à escola, os alunos dão continuidade aos estudos em um trabalho em grupo, com uma problemática trazida da viagem. “Eles também estão produzindo um artigo sobre a preservação de parques estaduais, com enfoques voltados ao que foi estudado na Ilha do Cardoso”, adianta a professora.
Confira mais fotos no Facebook acessando aqui.
Compartilhe: