Empolgação, alegria e muito aprendizado: assim foi a visita dos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II da EGV ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), localizado entre as cidades de Apiaí (SP) e Iporanga (SP), para o Estudo do Meio deste ano.
Entre os dias 24 a 27 de maio, eles puderam vivenciar a interferência do homem no meio ambiente, explorar a Mata Atlântica e participar de atividades que geraram muita adrenalina, interação e aprendizado. Acompanhando a turma estavam o professor de história, Marcio Noseda, e o professor de geografia, William Coutinho.
“É uma região muito rica em mata nativa ainda preservada”, conta Noseda. “O Estudo do Meio no Petar teve como objetivo apresentar para o grupo uma área pouco tocada pelo homem dentro do Estado de São Paulo”.
Os alunos foram desafiados e, em conjunto, entraram nas cavernas e fizeram trilhas pela mata. Conheceram mais da geografia e da história do lugar. Observaram a importância das cavernas para o ecossistema e para a comunidade local.
O grupo conversou com a população local e até com o prefeito da cidade de Iporanga, Alessandro Mendes Rodrigues, sobre a importância do turismo para a região e sobre o projeto de concessão do Parque para a iniciativa privada. Segundo Coutinho, o assunto havia sido muito estudado e discutido pelos alunos ainda na escola e pode ser aprofundado durante a viagem.
Além das atividades acadêmicas, a viagem proporcionou momentos de socialização, em que os estudantes puderam conviver, se divertir e aprender com os colegas. “A parte mais legal foi ver a felicidade e a empolgação dos estudantes em cada atividade”, comenta o professor William Coutinho.
Compartilhe: