Momentos inesquecíveis, aprendizados e muita aventura: assim foi a visita dos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II da EGV ao Saco do Mamanguá, localizado na cidade de Paraty (RJ), para o Estudo do Meio deste ano.
Entre os dias 31 de maio a 3 de junho, eles puderam se conectar com o bioma da Mata Atlântica, fazer trilhas e pescarias, aprender mais sobre a preservação da mata e visitar uma comunidade quilombola. Acompanhando a turma estavam o professor de Educação Física, Andres Constantino, e o professor de Biologia, Fernando Nogueira.
“Os estudantes puderam ver de perto culturas que ainda não conheciam”, conta Nogueira. “Foi muito importante para eles relacionarem a necessidade da preservação do meio ambiente com a manutenção dessas culturas locais”.
Os alunos participaram de diversas atividades. Para Constantino, a subida no Cume do Pão de Açúcar foi a mais desafiadora. “Nessa trilha, os estudantes aprenderam muito sobre resiliência, determinação e a importância de trabalhar em grupo”.
Além das atividades acadêmicas, a viagem proporcionou momentos de integração entre os jovens e com a natureza. Convivendo, se divertindo e aprendendo com os colegas.
Como resultado final da viagem, os estudantes estão preparando uma reportagem em vídeo relatando os diversos temas tratados durante a expedição.
Compartilhe: