O Encontro Literário da EGV, realizado na semana de 27 a 31 de maio, foi repleto de troca de experiências e de leituras, entre os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1. As crianças compartilharam os gêneros literários que conheceram e se apropriaram durante todo o semestre. Foram apresentadas peças de teatro de sombras e fantoches, jogos e contações de histórias. “O objetivo do Encontro Literário é estimular ainda mais o interesse pela leitura e o comportamento leitor nas crianças”, declara a coordenadora da Educação Infantil e do Fundamental 1, Barbara Aché.
Vários gêneros foram bordados com os alunos durante o primeiro semestre, como poemas, poesias, haicais (poemas de três versos, de origem japonesa), contos de encantamento, fábulas, histórias com animais, contos de fadas, lendas indígenas e contos árabes.
“Todos os grupos exploram e realizam trabalhos com leitura e, de forma lúdica, na semana literária, organizam trocas de experiências”, explica a coordenadora. “Algumas séries se aprofundam mais em um gênero literário que outras, mas o contato intenso com a leitura acontece durante todo o processo escolar”.
Troca de experiências
Durante a semana literária do G1-G2 até o 4º ano do Fundamental 1, cada grupo preparou uma atividade para apresentar aos colegas de outras séries. “Uma das turmas do 4º ano, por exemplo, elaborou uma peça de teatro de fantoches com as lendas indígenas. Outra turma após a leitura de um conto árabe desenvolveu um jogo de percurso”, comenta a coordenadora.
“O 3º ano também apresentou uma peça de teatro sobre fábulas, dessa vez com sombras. Os alunos do G3 criaram uma história ilustrada a partir das informações sobre animais estudados durante um projeto de grupo e apresentaram aos colegas de outras séries”. E estes são apenas alguns exemplos.
A turma do Integral 2 (do G5 ao 4º ano) também se envolveu com assunto. Após conhecer e cantar “Asa Branca”, os alunos confeccionaram um painel com os elementos da música, retratando os sentimentos vividos com relação ao tema explorado. Eles ouviram ainda histórias sobre os diversos Severinos do Brasil.
Outras atividades para estimular o aluno leitor também entraram na semana literária. As bibliotecas de classe – que consistem em uma seleção de livros que ficam nas salas de aula – foram compartilhadas entre os colegas. Os grupos trocaram suas bibliotecas de classe para que os alunos pudessem ler e conhecer os livros de outras turmas.
Além de terem participado de diversos momentos de leitura, os alunos dos primeiros anos do Fundamental 1 também exploraram catálogos de editoras para fazerem escolhas de livros. Isto porque o Encontro Literário antecedia a Feira do Livro e o Dia da Família da EGV, que aconteceram no dia 1 de junho. “Os alunos aprenderam o que é uma feira de livros, como ela se organiza, o que apresenta, para na ocasião conseguirem procurar e escolher bons títulos, com base nos seus interesses”, comenta Bárbara.
Para a coordenadora da EGV, o saldo do Encontro Literário é muito positivo. “Foi uma semana intensa de trocas de leituras e experiências. Todos curtiram e aproveitaram muito!”.
Veja todas as fotos no álbum do Facebook.
Compartilhe: