Preparar os alunos para as diversas formas de comunicação, trabalhar a postura, a voz e a articulação de ideias e inteirá-los sobre os assuntos em pauta do momento. O EGV-MUN, baseado no modelo “Mini-ONU”, foi uma atividade realizada pelas turmas do 8º ano do Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio como um caminho para desenvolver essas habilidades nos alunos da EGV.
Embasado no modelo de conferência da Organização das Nações Unidas, foram organizadas as reuniões para discutir os assuntos da atualidade e que são essenciais no aprendizado dos alunos. Entre as principais pautas, os alunos discutiram a volta de doenças que haviam sido erradicadas, a prevenção de futuras doenças que podem afetar a humanidade, os direitos dos refugiados com foco na crise da Venezuela e o uso e a regulamentação da energia nuclear.
Para discutir sobre os temas, as turmas foram divididas em três comitês – sendo os alunos do 3º ano do Ensino Médio mediadores do debate. Além disso, foi feita a cobertura de impressa de cada comitê, também realizada pelos alunos.
O professor de história Márcio Noseda analisa que ao apropriar o aluno com os problemas da atualidade “conseguimos humanizá-los e assim, mostrar que eles são os protagonistas da sua própria aprendizagem e produção”.
Durante as aulas de história, os alunos leram manuais para o entendimento dos temas. Um “aulão” de química e outro de geografia auxiliaram nessa atividade. Além disso, as aulas de produção de texto também serviram de orientação.
Noseda conclui destacando o excelente retorno dos alunos após o EGV-MUN. “Eles adoraram o debate e querem saber quando será a próxima edição”. Ele também pontua a importância da ONU e a visão do aluno para solucionar os problemas atuais. “O debate proporciona a compreensão de uma parte da história que às vezes não entra na sala de aula”, completa.
Compartilhe: