Na última aula do trimestre, os alunos do 9º ano ao 3º EM da EGV foram convidados a refletir e compartilhar suas impressões, sentimentos e descobertas a respeito da pandemia e do distanciamento social pelo qual estão passando. Os textos produzidos pelos estudantes a partir dessas reflexões resultaram em uma nuvem de palavras e foram reunidos no livreto “Reflexões sobre a quarentena”. Saiba mais no prefácio escrito pelo professor Alexandre Marques:
Por que escrever sobre a quarentena?
Estamos passando por um momento inédito, que exige de nós, como a maioria dos textos desta coletânea assevera, grande capacidade de adaptação, resiliência e criatividade para suportarmos, mental e fisicamente saudáveis, as restrições que este tempo nos impõe.
Não é nova a ideia de que as crises são oportunidades singulares e inequívocas de transformações, reflexões, mudanças e ajustes de rota, assim, nesse processo, que desestabiliza nossas estruturas e certezas, é natural que haja medos, ansiedades, descrenças e, nesse sentido, a escrita é uma aliada no reconhecimento e na expressão daquilo que sentimos e que, muitas vezes, não sabemos nomear ou comunicar de outra forma.
Em função disso, como atividade de conclusão da disciplina de Produção de Texto e Língua Portuguesa, em um trimestre tão atípico, mas também tão repleto de possibilidades de pensarmos em cada um de nós e nas relações que estabelecemos com nossos pares, os estudantes do 9º ano EF ao 3º ano do EM foram convidados a relatar suas experiências e sentimentos durante este período de isolamento social, completado a sentença: “Nesta quarentena, eu…”.
Os textos aqui reunidos são, portanto, expressões legítimas de como nossos jovens estão enfrentando este momento, quais são suas estratégias de estudo e de diversão, além de um retrato do quão atentos estão às transformações sociais, ambientais, culturais e familiares decorrentes deste convívio mais intenso consigo mesmos e com seus entes queridos.
Escrever sobre a quarentena é, portanto, uma oportunidade para que nossos estudantes reflitam criticamente não apenas sobre seu universo imediato, mas acerca do mundo (e de suas complexas relações) e digam a nós o que sentem, quais são seus percursos, suas expectativas, seus medos e, sobretudo, o quanto estão otimistas em relação ao futuro e às transformações que virão após este período. Estamos juntos!
Aproveitem a leitura e cuidem-se!
Professor Alexandre Marques e estudantes do 9ºEF II ao 3º ano EM
Clique aqui para baixar o livreto em PDF.
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