Aprender com profundidade as características do bioma brasileiro parece complicado. E quando o estudo é sobre a formação do Brasil e do estado de São Paulo? Difícil? Não para os alunos do 4º ano do Fundamental I da EGV. Acompanhados das professoras polivalentes Paula e Renata e da coordenadora da Educação Infantil e Fundamental I, Bárbara Aché, os alunos do 4º ano do Fundamental I foram à Ubatuba, litoral norte de São Paulo, entre os dias 18 e 20 de setembro de 2019 para o Estudo do Meio com a missão de se aprofundar nestes temas.
Durante as aulas de ciências, os alunos dos 4º anos estão aprendendo sobre os biomas do Brasil, com foco na Mata Atlântica. A cidade de Ubatuba é onde se encontra uma das maiores parcelas do bioma preservado do país, dentro de suas áreas de proteção – o Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar e o Parque Estadual da Ilha Anchieta.
O Parque Estadual da Ilha Anchieta também abriga uma reserva de vida marinha. Lá, os alunos puderam observar e identificar o ecossistema da região, além de aprenderem também sobre a história da Ilha.
Já na disciplina de história, os alunos estão estudando a formação do Brasil e do estado de São Paulo. Para compreender mais sobre o tema na prática, conheceram uma aldeia indígena e aprenderam um pouco mais sobre a ocupação humana do litoral. Além disso, visitaram o Aquário de Ubatuba e o Projeto Tamar – um projeto que visa a preservação das tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção.
Além da imersão nos conteúdos aprendidos em sala de aula, para a coordenadora Bárbara Aché, o Estudo do Meio promove também a proximidade das relações sociais, o desenvolvimento emocional do aluno e a interação com os amigos. E completa: “Eles aprendem muito no Estudo do Meio enquanto crianças autônomas”.
Confira mais fotos no Facebook acessando aqui.
Compartilhe: