Famosa pela Festa do Divino e por seu carnaval de rua, São Luiz do Paraitinga (SP) é rica em cultura popular e folclórica. Por conta dessas características, a cidade foi palco do Estudo do Meio realizado entre os dias 24 e 27 de setembro pelos alunos do 5º ano da EGV. Eles foram conhecer de perto e aprender mais sobre a formação do povo brasileiro.
Acompanhados pelos professores Breno Guimarães, de ciências, e Marília Galvão, polivalente, os alunos participaram da confecção de máscaras e adereços logo que chegaram à cidade. Com o esboço em mãos, eles criaram e decoraram suas próprias máscaras com tecidos e enfeites, como a população local faz até hoje.
A turma também visitou o Centro Histórico e realizou oficinas de cestaria e artesanato em cabaça. A interação com artistas locais, que conversaram com os alunos sobre a vida e o folclore da cidade, também ajudou os alunos a entender a construção da identidade local e do povo brasileiro, temas analisados nas disciplinas de história e geografia durante o ano.
Para aprofundar os conhecimentos na disciplina de ciências, foi realizado um passeio no Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Santa Virgínia. Lá, os alunos puderam compreender melhor e entender com mais detalhes a importância da biodiversidade e da Mata Atlântica.
Para fechar a viagem com muita festa e alegria, os alunos fizeram o próprio carnaval. Breno conta que todos se divertiram muito. “A gente organizou um carnaval na rua só para eles, com as máscaras confeccionadas e os bonecões típicos da cidade. Como a população já está acostumada, alguns habitantes do local também entraram no ritmo de festa”.
Compartilhe: