O Estudo do Meio da EGV levou a turma do 7º ano ao Saco do Mamanguá nos dias 23 a 26 de abril. Situado no município de Paraty (RJ), o local apresenta um conjunto de ruínas do período colonial, 33 pequenas praias de mar abrigado, rios, cachoeiras e o maior e mais conservado manguezal de toda a região. Tem uma feição geomorfológica singular no Brasil, denominada “ria tropical”, também chamada de fiorde tropical pela semelhança com os fiordes nórdicos. Os professores Breno de ciências, Rose de matemática e Enrique, coordenador pedagógico, acompanharam o trabalho de campo.
As atividades no Saco do Mamanguá
A imersão dos alunos nos biomas e ecossistemas dessa rica diversidade ambiental e cultural, que abriga remanescentes florestais de Mata Atlântica, Restinga, Manguezais, Costões Rochosos, além de comunidades tradicionais caiçaras e quilombolas, promoveu uma aprendizagem vivencial dos conteúdos de ciências, geografia, história, educação física e música.
Os alunos tiveram a oportunidade de conversar com as líderes da Comunidade Quilombola do Campinho da Independência e com os caiçaras, participando das oficinas de pesca, de artesanato com madeira caixeta e de conserto de redes de pesca. A oficina de cartografia com a utilização de bússolas e o mergulho no Costão Rochoso também promoveram vivências importantes.
Os desafios do Estudo do Meio do 7º ano
Alguns desafios foram vencidos por todos, como a subida ao Pico do Pão-de-Açúcar, com 1,5 km para atingir os 425m de altitude.
Os 21 alunos da sala embarcaram nessa aventura, pois tiveram que se acostumar sem internet e energia elétrica. Breno relata como foi a reação dos jovens. “No primeiro dia eles ficam procurando as tomadas e interruptores de luz, mas depois se esquecem e percebem que vivem muito bem nesse ambiente. Eles se envolvem com a beleza do local, com a convivência com os amigos, com o que estão aprendendo e no final ficam muito bem”. E ainda acrescenta: “o Estudo do Meio foi um sucesso e o único pedido por parte dos alunos foi que houvesse mais dias de viagem”.
Compartilhe: