O estudante na EGV assume o protagonismo do seu processo de aprendizagem. Na sala de aula professores e estudantes trocam conhecimentos, ampliam repertório, refletem sobre o que acontece no mundo, criam e propõem soluções para os seus problemas, da escola e da sociedade. Os estudantes experienciam diariamente a participação ativa e comprometida no cotidiano do grupo e do mundo.
A sala de aula é uma grande composição de saberes, dos estudantes, dos professores, dos diferentes referenciais teóricos, dos familiares e etc., que se faz na relação de troca, onde todos aprendem e se desenvolvem.
O professor neste contexto assume cada vez mais o papel de mediador e instigador/provocador dos novos conhecimentos. O professor promove a capacidade fundamental nos estudantes de questionar, fazer boas perguntas diante do conhecimento, do outro e do mundo.
Ao serem estimulados e convidados a participar e a tomar a iniciativa, os estudantes desenvolvem seu pensamento crítico, sua capacidade de lidar com problemas complexos, assim como sua criatividade e autonomia.
O protagonismo desde cedo é fundamental para a formação de adultos capazes de sair do lugar comum, criar soluções e inovar.
Confira no vídeo um dos projetos da EGV que destacam o protagonismo dos estudantes: