O grupo do 3º ano do Ensino Fundamental está estudando sobre a influência da cultura japonesa. A chegada dos imigrantes japoneses na região de Cotia propiciou um grande desenvolvimento na região. Os alunos descobriram, por exemplo que foram os imigrantes que introduziram legumes e verduras na alimentação diária do brasileiro, porque eles próprios estavam habituados a um tipo de alimentação e precisavam produzir para poder se alimentar.
Tivemos uma deliciosa tarde com culinária japonesa e origamis. As crianças aprenderam a dobradura do tradicional Tsuru.
Como parte do projeto “Contos de encantamento”, houve a ampliação do repertório textual dos alunos com novos contos de encantamento, por meio de filmes, de áudio, da leitura de livros da biblioteca e de livros trazidos pelos alunos. A cada história contada foi realizada a caracterização das personagens principais dos contos de encantamento. Dessa forma, os alunos também foram ampliando seu repertório de caracterização dos personagens (variadas características físicas e psicológicas). Tal caracterização ampliou ainda mais as possibilidades criativas dos alunos que nas aulas de artes puderam construir fantoches com colheres de madeira e massinha com os principais personagens dos contos de encantamento. Após a produção dos fantoches, os alunos do 2º ano protagonizaram uma belíssima apresentação no sarau interno. Planejaram e executaram uma diferente contação de história: gravaram o áudio da história com a fala de narradores e personagens, desenharam o cenário a ser projetado no datashow, além do desafio de manipular os fantoches e realizar uma apresentação frente a um público.
É com um gostoso convite aos pais dos alunos do Grupo 5 que iniciamos esta proposta. Os pais vêm à escola para ensinarem brincadeiras bem divertidas de seu tempo de criança.
Esse resgate da infância remete os pais a lembranças significativas de brincadeiras, pessoas, lugares… Renasce a criança que existe em cada um.
Este ano já vivenciamos momentos de corrida do saco, dança das cadeiras, dobraduras, brincadeira do rabinho e corre-cutia.
Pais e crianças brincam juntos com alegria, troca e envolvimento!
No dia 20/5 os alunos do G5 da Escola Granja Viana visitaram o Instituto Butantan. A atividade fez parte do projeto da área de Natureza e Sociedade que visa aguçar a observação e a curiosidade das crianças pelos animais.
Fundado em 1901, o Instituto Butantan não só é um importante ponto turístico de São Paulo, como também um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, responsável por 80% do total de soros e vacinas consumidos no Brasil. Seu primeiro diretor, Vital Brazil, começou a desenvolver pesquisas e a partir daí o Instituto tornou-se internacionalmente reconhecido.
O Butantan conta atualmente com 4 museus: Museu Biológico, Museu da Microbiologia, Museu da Saúde Pública “Emílio Ribas” e o Museu Histórico.
A Educação Infantil é uma fase singular e absolutamente crucial para todo o desenvolvimento futuro do indivíduo. Nela as crianças são inseridas na vida social, começam a incorporar valores, desenvolvem múltiplas linguagens, percebem o mundo adulto passam a ter curiosidade e se questionar a respeito do mundo ao seu redor e constroem conhecimentos fundamentais para toda a sua vida. Na EGV, a Educação Infantil recebe crianças a partir de 1 ano de idade.
As relações afetivas, intra e interpessoais, são fortalecidas no dia a dia, enfatizada nos Projetos: Inteireza do Ser e Afetivo.
A rotina na Educação Infantil é o alicerce. Tem a função de estruturar as experiências e vivências cotidianas, ajuda a criança a se organizar internamente e lhe oferece segurança.
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Na EGV, brincar é importante nessa rotina, porque o aprender se dá por meio do imaginário, com significações e raízes na cultura.
Atividades como correr, pular, escorregar, rolar, dançar, dramatizar e criar fazem parte do “livre brincar”, essencial para um crescimento saudável e equilibrado, e, concomitantemente, desenvolvem as capacidades motoras, emocionais e relacionais da criança.
As crianças pequenas pensam no texto escrito muito antes do que imaginamos. Aprender a ler e a escrever faz parte de um longo processo ligado à participação em diversas práticas sociais de leitura e escrita, e ao longo dessa jornada, a criança é desafiada a participar, de forma a se sentir capaz de vencer as dificuldades que surgem, percebendo seu progresso e desenvolvendo autonomia para continuar a aprender.
O trabalho na matemática propõe problemas que encorajam o aluno a buscar soluções, explorar possibilidades, levantar hipóteses, justificar seu raciocínio e validar suas próprias conclusões no âmbito dos números, espaços, formas, grandezas, medidas, tabelas e gráficos.
Na Educação Infantil da EGV as crianças têm a oportunidade de ampliar suas capacidades de se comunicar, de desenvolver a confiança em si mesmas e nos demais, respeitando e valorizando as pessoas e reconhecendo-se em suas semelhanças e diferenças. Ampliam sua curiosidade e suas possibilidades de exploração do ambiente, fazem perguntas e encontram respostas acerca de sua realidade, estabelecem novas relações, e descobrem que podem se expressar usando não só movimentos, mas também palavras, imagens plásticas ou produções sonoras.
Com a participação de professores especialistas nas áreas de música, inglês e movimento, o conhecimento de diferentes formas de linguagem é extremamente rico e necessário para o desenvolvimento da criança.
A linguagem musical propicia a expressão, a integração social e o autoconhecimento.
As artes visuais estão presentes no cotidiano através do desenho, da pintura, da modelagem, colagem e da construção, e ampliam as noções de mundo, a princípio concretas e vivenciadas. Os ateliês de grupo e de escolha permitem à criança definir atividades em que deseja participar e nesse momento interagir com alunos de outros grupos da Educação Infantil.
Ao experimentar o corpo e vivenciar ludicamente suas emoções, a criança gradativamente descobre a imagem corporal, a coordenação motora, o equilíbrio, o tônus, a postura, a lateralidade, a motricidade fina, o ritmo e o relaxamento.
O inglês abre as portas para o mundo e a familiarização desde cedo com essa linguagem, faz com que ela seja incorporada pela criança como algo natural e próximo da sua realidade.
Educar significa ser firme e estabelecer limites, mas, também, dar lugar à afetividade, proporcionando às crianças um olhar atento e acolhedor para que possam sentir-se seguras e expressar seus desejos, necessidades, sentimentos e pensamentos. Para acompanhar as evoluções de nossos alunos no dia a dia nos permite incentivá-los em suas conquistas e planejar novos desafios para as etapas seguintes de sua vida escolar.
NORMAS PARA O ALUNO DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3ª ANO DO ENSINO MÉDIO