Normas de funcionamento educação infantil e ensino fundamental até o 4º ano
A vida em comunidade supõe valores assumidos e vividos por aqueles que a integram. As ações individuais contribuem para o bem-estar coletivo, cada um tem um papel a desempenhar na vida em comum. Zelar pelo nome da Escola, ser atuante, conservar em bom estado os bens pessoais e os compartilhados, respeitar a todos, são compromissos que juntamente com o envolvimento e dedicação aos estudos, fazem parte do papel do estudante. Só assim construiremos um ambiente de convivência enriquecedora para o crescimento de todos.
1.Horário – G4 ao 4º ano do Ensino Fundamental
Período da tarde : Entrada: 13h30 Saída: 18h00
a) Os horários de entrada às13h30 (em sala de aula) e de saída às 18h00 devem ser respeitados. Solicitamos que as crianças não cheguem à Escola antes das 13 horas nem permaneçam após o período das aulas, pois não há profissionais encarregados de acompanhá-las fora de seu horário.
b) Alunos do 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental entram sozinhos pela rampa a partir das 13h e aguardam o sinal de entrada às 13h30 no Pátio Interno sob o cuidado de uma professora.
c) Alunos do curso de Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental:
Os pais podem deixar seus filhos no portão da Educação Infantil a partir das 13h00, aos cuidados dos inspetores e professoras, que os encaminhará às salas respectivas. As crianças que chegam de perua pela rampa entram a partir das 13h10 em pequenos grupos com a profissional responsável
Os alunos que chegarem após as 13h40 devem ser acompanhados pelos inspetores até a sala de aula. Quando o aluno tiver três atrasos no mês, avisamos a família, para que a mesma possa reorganizar a sua rotina, colaborando com o bom andamento das aulas. A pontualidade é um valor importante em nosso projeto pedagógico.
d) Pede-se aos pais que não entrem nas salas de aula durante o período de aula. Por gentileza agendar um horário na secretaria.
e) Das 18h às 18h15, todos os alunos permanecem com as professoras. Às 18h20 o portão da área de embarque e desembarque é fechado e os alunos remanescentes ficam na Portaria com a inspetora até 18h30. Após esse horário as crianças ficam apenas com o porteiro.
f) Para facilitar o controle da saída, os alunos são encaminhados aos responsáveis na área de embarque e desembarque. Nesse momento, a atenção dos profissionais responsáveis está voltada exclusivamente ao controle de saída e à entrega de todos os alunos, não havendo possibilidade de atendimentos individuais. É importante a colaboração de todos para a agilização do fluxo da rampa e do portão da Educação Infantil.
g) No caso de não serem os pais ou responsáveis que retirem o aluno, é necessária uma prévia autorização, à Secretaria, por escrito, especificando quem será o responsável.
h) Para o aluno sair da Escola durante o período de aulas, é preciso que os pais solicitem através da agenda escolar ou façam o pedido por telefone ou bilhete, diretamente à Secretaria. A saída antecipada do aluno afeta a organização coletiva da turma, por isso solicitamos que só seja realizada em caso de extrema urgência.
i) Quando o aluno não pode ser liberado por falta de autorização, a mesma deverá ser feita pela Coordenação ou Direção, nesse caso pedimos que o condutor do veículo não aguarde na rampa ou no portão da Educação Infantil para não atrapalhar o fluxo.
2. Uniforme
a) O uniforme é obrigatório e importante, pois estabelece uma identificação, com maior segurança para os alunos. Não pode haver alteração em suas peças. Por favor, identificar o blusão do aluno, de preferência com o nome bordado abaixo do logo da escola. Após a 3ª reincidência da falta do mesmo a criança não poderá permanecer na Escola.
b) O tênis é obrigatório, consideramos o calçado mais adequado e confortável para as atividades propostas aos alunos de Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
3.Frequência/Atestado Médico
a) O aluno que apresentar problema de saúde que impeça a prática de Educação Física deverá apresentar atestado médico para que possa ser efetivada a dispensa da aula. Problemas circunstanciais (ausências prolongadas por motivo de saúde, doenças contagiosas, outros) deverão ser justificados à Coordenação Pedagógica, através da Secretaria.
b) Conforme inciso VI do art. 24 estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases – LDB e nas Normas Regimentais, é exigida frequência mínima de 75% para promoção.
4. Acidentes
Em caso de acidente ou mal súbito, a família será imediatamente comunicada.
5. Lanche
Os alunos podem trazer seu lanche de casa, o que permite atender às preferências da criança e da família em relação aos hábitos alimentares.
Recomenda-se o envio de alimentação saudável. Pedimos a gentileza de não enviar refrigerantes e salgadinhos.
Os alunos do 2º, 3º e 4º ano podem adquirir o lanche diretamente na cantina, desde que seus pais optem pelo uso do cartão com crédito antecipado.
O sistema de kit lanche é oferecido pela cantina a todos os alunos da tarde, o cardápio encontra-se disponível no site da escola, ele é atualizado mensalmente, favor contatar diretamente a Cantina, falar com Paulo ou Paula através do telefone 4703-9476.
Para os alunos da Educação Infantil e 1º ano o que está disponível na cantina é o kit lanche, ou a compra antecipada pelos pais, para que os alunos recebam seus lanches em sala., pois eles não podem trazer o dinheiro para efetuar a compra diretamente.
*Todos os alunos devem ter crédito na Cantina para eventuais esquecimentos de lanche.
Obs.: Caso o aluno não possua crédito junto a Cantina, não será possível fornecer lanche para a criança.
6. Material Perdido
Todo o material encontrado na Escola será guardado até o final de cada semestre, ficando à disposição dos alunos e seus pais. Lembramos, no entanto, que não podemos nos responsabilizar por materiais perdidos, principalmente quando não estiverem identificados. No caso de ocorrer alguma perda ou esquecimento de objeto, sugerimos que o fato seja imediatamente comunicado à Escola via agenda do aluno ou via e-mail, o que facilitará sua recuperação. Recomendamos que os alunos não venham à Escola com objetos de valor ou com quantias elevadas em dinheiro, pois não nos responsabilizamos pelo extravio dos mesmos.
7. Comunicação Escola / Família
a) Todas as comunicações pertinentes à rotina dos alunos devem ser feitas para as professoras através da agenda. A partir do 2º ano, pedimos que não utilizem as páginas da mesma que é o espaço do aluno anotar os seus afazeres. Sugerimos que enviem bilhetes em folha anexa através do saquinho que se encontra no início da agenda. Outros informes ou solicitações, podem ser feitos (pessoalmente ou via e-mail) na Secretaria, ou Coordenação Pedagógica e/ou Direção. A agenda deverá ser verificada diariamente pelos pais.
b) Todas as Circulares e Comunicados serão enviados para o email informado na documentação de matrícula.
c) Como a formação integral da criança é responsabilidade dos pais e dos educadores, a família poderá ser solicitada a dialogar com a escola sempre que for necessário. Da mesma forma, a família poderá procurar a Escola, trocando informações, acompanhando e participando do processo escolar. Os contatos devem ser solicitados por telefone à secretaria.
8. Reunião de Pais e Mestres
A Escola realiza regularmente Reuniões de Pais e Mestres para apreciar o aproveitamento pedagógico e a integração social dos alunos. O contato entre educadores (Família e Escola) é extremamente rico para seu entrosamento, resultando no bom desenvolvimento do trabalho com os alunos. É uma oportunidade de troca de informações, sugestões e de reflexão conjunta sobre temas relacionados à educação. As reuniões de Pais e Mestres acontecem fora do período escolar e excluem a presença de alunos. As pastas com os relatórios e boletins serão enviados sempre um dia antes da reunião para que possam tomar ciência do desenvolvimento e aproveitamento de seu filho e ter um encontro produtivo com os professores.
9. Biblioteca
Os alunos poderão utilizar a Biblioteca para consultas e para retirada de livros mediante controle interno. A ajuda dos pais, no cumprimento dos prazos, é da maior importância. A partir do 1º ano do E.F. os alunos visitam a Biblioteca semanalmente para contação de histórias e retirada de livros.
10. Aniversários
Comemorar aniversário é uma delícia! Com todos os amigos, melhor ainda!
a) Se os pais desejarem realizar a comemoração de aniversário do seu filho na Escola, a mesma deve ser combinada com a professora de sala, com antecedência, através da agenda.
b) A comemoração do aniversário é restrita ao grupo-classe, e realizada na hora do recreio.
c) Pode ser enviado bolo, docinhos, salgados e bebida (suco ou refrigerante).
d) Não é permitido enviar: convites, lembranças e enfeites.
e) Para a realização de festa fora do ambiente escolar:
– Com uma semana de antecedência o responsável pela festa deverá entrar em contato com a secretaria da escola;
– Os convites só serão encaminhados às crianças após os esclarecimentos e acertos com a secretaria;
– A escola não entregará convites se estes não forem dirigidos a todo o grupo-classe;
– O transporte das crianças deverá seguir criteriosamente as normas de segurança;
– O responsável pela festa cuidará pessoalmente da concentração, embarque e acompanhamento dos alunos, dentro do mesmo transporte em que as crianças vão para festa;
– A saída para a festa acontecerá após as 18h15, quando a saída regular da escola for concluída;
– A criança que não possuir autorização por escrito dos pais não será encaminhada com o grupo para o embarque;
– O convite deve informar com clareza o local, endereço, telefone e orientações necessárias;
– Ao autorizar seu filho(a) a participar da comemoração, coloque por favor o número de celular/telefone de fácil acesso.
11. Estudos do Meio e Saídas
a) A Escola realiza saídas durante o ano letivo com todas as turmas, desde o G4.
b) Os pais são informados antecipadamente, através de circular que serão enviadas por email, e devem retornar a autorização e o pagamento (casa haja) assinada à Secretaria.
c) Estudo do Meio é um projeto da escola. A partir do 3º ano do ensino fundamental poderemos realizar estudos do meio com duração variável de um a dois dias inteiros.
d) Documentação a partir do 3º ano é necessário que o aluno tenha R.G. com a assinatura do mesmo, trata-se de uma exigência do Departamento de Estradas e Rodagens que também nos obriga a solicitar o R.G. original na data da viagem. A autorização de viagem que será enviada na ocasião deverá ter a assinatura de um dos responsáveis reconhecida em cartório.
12. Eventos
a) A Escola realiza, ao longo do ano, eventos extracurriculares com a participação de pais e convidados: Dia das mães e pais, Feira de livros, Festa Junina, Mostra Cultural, Festival GV, dentre outros. Lembramos que a Festa Junina é um projeto que visa ampliar o repertório dos alunos sobre a cultura brasileira, a cada ano trabalhamos um tema diferente.
b) O objetivo dos eventos é propiciar uma vivência cultural, lúdica e afetiva entre pais e filhos no ambiente escolar. A presença dos familiares é muito significativa, não apenas como espectadores, mas como participantes.
c) Durante o evento, o aluno está sob a responsabilidade da Escola somente quando participa de uma atividade específica (dança junina, competição esportiva etc.), cabendo à família cuidar da criança nos momentos livres. É também responsabilidade da família observar os horários de início e término dos eventos.
13. Sistema de Avaliação
O aluno será avaliado continuamente, através da participação em classe, tarefas de casa, exercícios, trabalhos individuais ou em grupo, atividades escritas ou orais, valorizando-se o crescimento individual no processo de aprendizagem. As avaliações formais acontecem a partir do 3º ano do E. F. com orientações específicas enviadas via agenda e e-mail para organização de rotina de estudo.
14. Sistema de Promoção
a) A avaliação do aluno do Curso de Educação Infantil é global e contínua. A família é informada do seu aproveitamento pelos relatórios e por entrevistas com os pais.
b) O aluno do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental será avaliado mediante observação da sua participação e desempenho, registrada e organizada em relatórios objetivos. Essa avaliação qualitativa dispensa o uso de nota e, ao final do quarto bimestre, reflete a decisão de promoção ou retenção do aluno, avalizada pelo Conselho de Classe.
c) Para promoção do aluno da Educação Infantil e do Ensino Fundamental será necessário considerar também sua assiduidade, que não poderá ser inferior a 75% de presença em cada componente curricular.
d) O sistema de notas, de zero a dez, será utilizado a partir do 3º ano do Ensino Fundamental.
e) O aluno de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental será promovido para o ano subsequente quando alcançar média final igual ou superior a 6,0 (seis) e 75% ou mais de frequência anual em cada componente curricular. Cabe ao Conselho de Classe decidir sobre a promoção ou retenção do aluno quando este não atingir a média em qualquer bimestre.
15. Atividades e Reforço e Recuperação
O aluno do Ensino Fundamental que apresentar dificuldades no acompanhamento de determinado conteúdo poderá realizar atividades extras de reforço, que ocorrem paralelamente ao trabalho desenvolvido na classe, no contexto das aulas ou em casa, através de orientação específica.
O aluno de 3º ou 4º ano que não atingir a média 6,00 (seis) em algum dos componentes curriculares, em qualquer uma das disciplinas, deverá realizar atividades paralelas no início do bimestre seguinte, realizando avaliação de recuperação. Ao final desse processo poderá ter sua nota final aumentada, atingindo a média.
16. Solicitação de Documentos
A secretaria necessita de 48 horas para emitir as documentações abaixo:
– Declarações, boletins, históricos e transferências;
– Segunda via de boleto para pagamento das mensalidades está disponível em nosso site.