Em uma experiência inesquecível, os estudantes do 4° ano da EGV visitaram, no início de setembro, o município de Ubatuba, litoral de São Paulo, para a realização do Estudo do Meio deste ano. Cercado por uma grande diversidade de fauna e flora, a região contém uma das maiores parcelas de Mata Atlântica ainda preservada do país, tornando Ubatuba o destino ideal para o grupo ter contato direto com conteúdos aprendidos em sala de aula, como biodiversidade e história do Brasil.
Durante a viagem, os estudantes aprenderam sobre a cultura indígena em visita à aldeia Boa Vista, além de outros moradores tradicionais, como caiçaras e quilombolas. O grupo também explorou a diversidade de animais marinhos no aquário de Ubatuba, passearam de barco, atravessaram regiões de mangue, restinga e costão rochoso, além de aprenderem mais sobre o bioma de Mata Atlântica.
A Mata Atlântica presente na região se concentra principalmente em áreas de proteção ambiental, como o Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, e no Parque Estadual da Ilha Anchieta, que possui uma reserva de vida marinha belíssima, onde diversos mergulhos de observação podem ser realizados.
A visita à ilha, também permitiu que o grupo conhecesse um pouco da história do Brasil, que está diretamente atrelada à história da ilha. Habitada por índios até o início do século XIX, a Ilha Anchieta foi transformada em presídio por colonizadores em 1904. Após isso, o local passou por diversas transformações, até ser rebatizado com o nome atual e o presídio ser desativado em 1954. Esse contato com um pedaço importante da história do Brasil possibilitou que o grupo estivesse mais próximo de conteúdos aprendidos em sala de aula.
Ao mergulharem na biodiversidade da Mata Atlântica preservada, ao conhecerem as tradições dos habitantes locais e ao explorarem os aspectos históricos do município, os estudantes não apenas adquiriram conhecimento, mas também ganharam memórias inesquecíveis.
Assista ao vídeo:
Compartilhe: