Os estudantes do 6º ano da EGV embarcaram em uma aventura incrível durante o Estudo do Meio, entre os dias 3 e 5 de maio. Eles visitaram o Parque Nacional do Itatiaia, em Itatiaia (RJ), e tiveram a oportunidade de explorar o relevo, os ecossistemas e as rochas do local, além de observarem na prática conteúdos vistos em sala de aula. A viagem foi marcada pela superação dos alunos e cooperação para superar desafios, como a escalada dos morros.
Acompanharam os 17 jovens nessa aventura o professor de ciências, Fernando, e a professora de matemática, Renata. Os guias da UGGI, empresa parceira da EGV, também estiveram presentes em todos os momentos, dando apoio e conduzindo o grupo.
O parque foi escolhido como destino da viagem pela sua localização, que fica em um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira, entre três estados brasileiros – Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. “É um local que proporciona vivências muito significativas. Estimulando o trabalho em equipe, a socialização, a integração e a conscientização para a importância da conservação das riquezas naturais”, conta Fernando.
O Estudo do Meio abrange diversas disciplinas, como geografia, história, ciências, matemática e português, em que os alunos realizam levantamentos de dados e produzem textos após a viagem. A educação física também é uma área importante, uma vez que eles devem estar bem-preparados para enfrentar os desafios propostos durante a atividade. Nesse sentido, a turma realizou uma trilha até o Morro do Couto, localizado no Parque Nacional de Itatiaia.
“Eles observaram e sentiram na pele o frio e o clima mais seco nos morros, o ar rarefeito e a menor quantidade de árvores por conta da temperatura e umidade”, comenta o professor. Além disso, os estudantes visitaram um museu com animais empalhados, rochas e itens de alpinismo.
A viagem proporcionou aos jovens não somente aprendizagens e desafios, mas também um momento de convivência e interação social, em que puderam exercitar valores como coletividade e cooperação. Além disso, a oportunidade de interagir com alunos de outras escolas foi uma experiência enriquecedora e única para todos.
Agora, eles produzirão um relato de viagem e um diário de bordo para apresentar o que aprenderam para seus colegas. A experiência vivida no Parque Nacional do Itatiaia ficará marcada na memória dos estudantes.
Compartilhe: