Se você acha que a EGV é destaque apenas no ensino, está muito enganado. Os times de futsal da Escola Granja Viana tiveram um excelente saldo em quadra durante o ano de 2019. Foram muitos pódios e troféus nos torneios escolares de futebol de salão. Tanto a equipe feminina quanto a masculina trouxeram para a EGV títulos de diversas competições, entre elas a Copa Diggio, o torneio escolar mais importante do Estado de São Paulo. Foi a 6ª vitória da Escola nesta competição.
Todas as equipes da EGV são treinadas pelo professor Marcos Cordeiro, de Educação Física. Responsável pela formação tática de todos os times e pela estratégia em quadra, Cordeiro atribui as conquistas de 2019 à dedicação de todos os alunos. “Os garotos são muito determinados e acreditam na proposta tática. Com isso, podemos seguir aquela proposta e nos dedicarmos mais à parte técnica”, afirma.
Um ano de vitórias
Em janeiro, na categoria Sub 11 masculino, os alunos participaram da Iber Cup Porto Alegre, um torneio de base no Centro de Treinamento do Grêmio. E em julho, o Sub 13 feminino ganhou o 3º lugar da IberCup São Paulo, realizado na Universidade de São Paulo. No mesmo mês da vitória do Sub 13 feminino, os meninos do Sub 13 foram campeões da IberCup Barcelona, na Espanha.
Além da IberCup, os times da EGV participaram de torneios de futsal em outras escolas, como foi o caso da competição Beacon Games, na Beacon School. Lá, ficaram com o lugar mais alto do pódio nas categorias Sub 15 Society e Festival Sub 09. No Colégio Rainha da Paz, ocuparam o 2º lugar com o Sub 11 e o Sub 13. Já no Colégio Sidarta, as categorias Sub 13 feminino e masculino levaram o 1º lugar e a Sub 09 ficou com o 2º lugar no jogo.
Na Copa Jovem Pan, o time de futsal da EGV conquistou o 3º lugar. O time da categoria Sub 12 também levou o 3º lugar na Copa Decathlon, na Série Ouro.
Para coroar o ano de conquistas, a equipe do Sub 15 masculino conquistou o 6º título de campeão do maior torneio escolar de São Paulo, a Copa Diggio. Competindo contra times das 80 melhores escolas do estado, as equipes da EGV conseguiram outras sete boas colocações na categoria masculina e duas na feminina.
Na categoria masculino da Copa Diggio, o time do Sub 9 levou o 4º lugar, na Série Prata; Sub 10 com o 4° lugar, na Série Prata; Sub 11 ganhou o 3° lugar, na Série Ouro; Sub 12 também levou o 4° lugar, na Série Prata; Sub 13 com o 2° lugar, na Série Bronze; Sub 14 ganhou o 4° lugar, na Série Ouro; Sub 15 conquistou o 1° lugar, na Série Ouro; e o Sub 18 que levou o 4° lugar, na Série Prata.
Já no feminino, o Sub 12 ganhou o 2° lugar, na Série Ouro, e o Sub 13 levou o 3° lugar, também na Série Ouro.
Esporte que une
O técnico destaca que uma das características principais dos alunos é a união entre todos os times, além da persistência e dedicação para atingir o objetivo. “A alegria irradia. Quando um ganha, todos ficam felizes”, pontua Cordeiro. “Independentemente da equipe da qual cada um faz parte, somos todos parte um time maior, a EGV. É assim que cada um dos alunos se sente, eles pertencem à EGV e vibram com as conquistas de toda a escola”.
Essa união acontece em toda a escola. “Sempre que alguma equipe vai jogar, os outros alunos querem ir assistir, pedem para a escola alugar ônibus para que todos possam apoiar os colegas que estão na disputa. É muito bacana!”, destaca o professor.
Treino misto
Meninos e meninas treinam juntos na EGV. Durante as aulas de Educação Física, o treino é misto, todos jogam juntos. “Há uma competitividade forte entre eles, mas sempre respeitosa”, afirma o técnico. “Eles se apoiam e aprendem muito juntos. Acredito que esse seja um dos nossos grandes diferenciais”.
Conquistas mais emocionantes
Para o professor, um dos melhores jogos foi o título da IberCup Barcelona, na Espanha. O time masculino do Sub 13 perdeu para a equipe francesa na primeira fase. Felizmente, na final, contra o mesmo time, os brasileiros levaram a melhor ganhando de 4 a 1. “Os meninos não acreditaram no que estava acontecendo. Fechamos o grupo e conseguimos o nosso objetivo”.
Outro jogo emocionante foi durante a Copa Jovem Pan. Com o apoio da escola na arquibancada, o time da EGV competiu com 128 equipes, entre escolas públicas e particulares, e levou o 3º lugar.
Além delas, houve a Copa Diggio, que foi uma conquista muito esperada pelo grupo, segundo Cordeiro. “Era um grupo que estava sempre lá em cima, segundo lugar, terceiro. E esse ano eles conseguiram conquistar o título”.
A EGV parabeniza os atletas e o professor Marcos Cordeiro pelas conquistas! Foi um ano e tanto para o nosso futsal!
Compartilhe: