A Festa Junina da EGV 2019 mais uma vez reuniu a escola e a comunidade para uma comemoração. Com o tema “Cordel Junino – Retratos do Nordeste”, a escola foi transportada para a cultura nordestina e celebrou a literatura de cordel.
Os alunos do G1 ao 8º ano apresentaram suas danças dentro do contexto nordestino, exploraram as letras das músicas e se vestiram a caráter. A abertura foi feita com a música “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, cantada pelas crianças da EGV. Em seguida, a professora Íris, de Música, e o professor Diogo, de Educação Física, entraram encenando Severina e Bastião e criaram um fio condutor entre as danças apresentando a temática do “Cordel Junino”.
Todos os alunos e professores são envolvidos em um projeto interdisciplinar que resulta na festa. Os alunos realizaram pesquisas sobre o tema em sala de aula desde o início do segundo trimestre e fizeram um gancho com a Semana Literária, que teve como base o estudo do livro “Morte e Vida Severina”. Não só pesquisaram, como também produziram. A quadra da escola foi toda enfeitada com cordéis que os próprios alunos fizeram, após descobrirem um pouco mais sobre a Literatura de Cordel e a xilogravura, técnica de gravura utilizada para decorar os cordéis. “É muito bonito ver a alegria dos alunos, o envolvimento deles. Quem faz a decoração e a gestão das barracas durante a festa são os próprios alunos”, conta Yone Macarini, diretora pedagógica da EGV.
Os alunos do Ensino Médio também entraram na brincadeira. A tradicional quadrilha junina não foi esquecida pelos alunos do 3° ano, que fizeram questão de dançar à moda antiga. A cadeia ficou sob os olhares atentos da turma do 1º ano, que deixou à disposição dos “presos” exemplos de cordéis, papel e caneta, para que eles também produzissem um cordel.
As barracas de brincadeiras foram conduzidas pelos alunos do 5º ao 8º ano. Os alunos do 9º ano e do 3º ano do Ensino Médio ficaram responsáveis pelas barracas de comida, bebida e da pescaria. O dinheiro arrecadado nas barracas dos formandos é destinado ao fundo para a formatura no final do ano. “É um projeto muito rico. Todo mundo trabalha integrado ao tema e à festa, então as coisas acontecem de uma forma muito nossa. É feita por nós e para nós”, completa Yone.
Confira a galeria de fotos no Facebook.
Veja como foi nossa Festa Junina no vídeo:
Compartilhe: