Somos todos Severinos: histórias de travessias. Este foi o tema dos alunos do 5º ano do Fundamental 1 e de todas as turmas do Fundamental 2 e do Ensino Médio para o 2º Encontro Literário da EGV, realizado no dia 31 de maio na Escola. O tema foi baseado nos estudos desenvolvidos pelos alunos a partir do livro “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, durante o mês de maio.
“Um dos objetivos do Encontro Literário foi fazer com que os alunos entrassem em contato com o texto literário de forma mais lúdica, trabalhando as múltiplas habilidades da área de linguagens: não somente a leitura e a interpretação, mas também a criação, a dramatização, a capacidade de transpor a obra de um gênero para outro”, explica a professora de Língua Portuguesa e Literatura Daniela Gonçalves.
O livro foi trabalhado de duas formas. Os alunos do 5º ano do Fundamental 1 assistiram a uma animação e leram uma história em quadrinhos baseada na obra de João Cabral de Melo Neto. Já os alunos do Fundamental 2 e do Ensino Médio leram o texto na íntegra.
“A ideia com a escolha desta obra foi ampliar também o entendimento dos alunos de que o homem está sempre em movimento, em busca de situações melhores de vida”, diz. “A princípio, o contexto do livro parece distante da vida deles, mas há sim bastante relação com o cotidiano quando se fala em sair de um lugar em busca de novas oportunidades”.
Gincana Literária
Para alcançar os objetivos, os alunos foram desafiados a realizar diversas provas para uma gincana que aconteceria no dia do Encontro. “As equipes tiveram seis encontros para dividirem as tarefas e se preparem para essa gincana”, comenta a professora. “Todos os alunos, do 5º ano do Fundamental 1 ao 3ª ano do Ensino Médio, tiveram que trabalhar juntos”.
Divididos em oito grupos mistos, os alunos produziram textos, paródias e “quizzes” sobre a obra, além de peças de teatro, apresentações de dança, esculturas em argila e “esferogravuras” (xilogravuras feitas em isopor) com cordel e um jogo de soletrar com expressões retiradas do livro.
Produziram também vídeos em que entrevistaram pessoas que migraram ou imigraram. Os entrevistados falaram sobre o trajeto percorrido, suas experiências, dificuldades e o processo de adaptação no novo lugar.
Outro desafio proposto aos grupos foi elaborar um Diálogo Bilíngue em espanhol e em inglês. Os alunos tiveram que se basear em uma situação-problema em que um imigrante procurava emprego em outro país – de língua espanhola e inglesa. A partir dessa situação, as equipes desenvolveram e apresentaram diálogos em que um dominava uma língua e o outro, não.
Apresentações
Após muito trabalho e dedicação, chega, enfim, o grande dia. O Encontro Literário foi aberto por uma bela apresentação dos alunos do 6º ano do Fundamental 2, que cantaram a canção “A Violeira”, composta por Tom Jobim e Chico Buarque. A apresentação foi coordenada pela professora de Música, Iris Salvagnini.
Professores de outras séries foram os jurados da gincana e avaliaram todos os trabalhos apresentados pelos grupos. E a equipe Azul do Mar foi a vencedora da edição.
Para Daniela Gonçalves, um dos grandes ganhos do Encontro Literário – e de todo o trabalho que é desenvolvido durante o evento – é o incentivo à autonomia dos alunos. “Eles tiveram que ‘se virar’ para realizar as atividades e resolver os conflitos que surgiam. Nessas ocasiões, os professores atuavam apenas na mediação, como orientadores e avaliadores do processo”, diz.
Outro aprendizado que os alunos levam, de acordo com a professora, é o da convivência com colegas mais velhos e mais novos. “Todos tiveram que aprender a lidar com as diferenças de idade, respeitando e procurando entender o outro. Essa troca foi um desafio e o processo, muito interessante”, declara.
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