Durante o 1º trimestre, as turmas dos 6º e 9º anos do Fundamental desenvolveram um pouco mais de seu talento no mundo fascinante das histórias em quadrinhos com os projetos “Alice em HQ” e “HQs – a Ficção Invade a Escola”.
No projeto “Alice em HQ”, integrado na disciplina de Português, os alunos do 6º ano focaram na interpretação da linguagem das histórias em quadrinhos e de seus recursos gráficos. Além disso, na disciplina de Matemática, transformaram em HQ o livro “Alice no país dos números”, de Carlo Frabetti.
Por sua vez, o 9º ano, com o projeto “HQs – a Ficção Invade a Escola”, na matéria de Literatura, pôde explorar desde a construção das personagens que participam das HQs até as histórias que vão para as telas de cinema – motivados pela leitura do livro “Quando a ficção invade a realidade”, de Rosana Rios. Os alunos também produziram seminários sobre as personagens que fizeram parte da infância deles, como o Wolverine, a Turma da Mônica, o Garfield, o Professor Xavier e a Mafalda. As personagens foram escolhidas pelos próprios estudantes através de uma pesquisa aprofundada.
Para encerrar o projeto com chave de ouro, os alunos visitaram a Megaexposição de HQs no Museu da Imagem e Som (MIS) e participaram de uma conversa com Ana Kirstein, designer e produtora do Estúdio Maurício de Souza para aprofundar ainda mais o conhecimento sobre o mundo das histórias em quadrinhos.
Compartilhe: