Os alunos do 9º ano da EGV foram, de 23 a 27 de outubro, para a Ilha do Cardoso e para a Vila do Marujá, que ficam na cidade de Cananeia, litoral sul de São Paulo. A viagem, que foi o destino do Estudo do Meio deste ano, tinha como objetivo levar os alunos a trabalhar com metodologia científica nos campos de geofísica e biologia.
Eles foram estimulados a observar a natureza não apenas com um olhar contemplativo, mas com uma postura que lhes permitisse descrever, analisar e interpretar o que viam. A intenção dos professores era estimular o aluno a pensar a natureza segundo a metodologia própria da ciência.
Durante a viagem, os alunos investigaram e observaram o bioma e o ecossistema da Mata Atlântica, fizeram análise química e estrutural da água e de sedimentos, montaram estações meteorológicas para estudar o clima e observaram os níveis da maré. Também analisaram os efeitos do aquecimento global e as consequências das mudanças climáticas.
“Tivemos alguns momentos de lazer durante a viagem”, conta a professora de física Patricia Takahashi. “Fizemos um luau e aproveitamos a manhã na praia em uma parte da ilha que havia sido desligada por conta dos efeitos da maré.”
No dia 22 de novembro haverá uma exposição na Escola para mostrar à comunidade escolar o resultado do trabalho científico realizado pelos alunos nessa viagem.
Para o professor de geografia Alexandre Dias, o entusiasmo que os alunos demonstraram durante todos aqueles dias, principalmente enquanto realizavam suas atividades, mostra a importância de aulas em campo.
“Na viagem, o aluno é protagonista das ações, o que contribui bastante para aprendizagem e o entendimento das atividades”, explica o professor. “Precisamos romper com os muros na sala de aula e nos apropriar da área externa, estimulando os alunos a serem protagonistas. Nós, professores, temos que trabalhar mais como orientadores, deixando aos alunos o papel de pesquisadores e produtores de conhecimento”.
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