O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) foi o destino do Estudo do Meio dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II da Escola Granja Viana, entre os dias 24 e 27 de setembro. O PETAR fica no sul do estado de São Paulo, é considerado um dos patrimônios da humanidade, reconhecido pela UNESCO, e abriga a maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil. Dentro do Parque, também podem ser encontradas mais de 300 cavernas e o Quilombo de Ivaporunduva, onde os alunos ficaram acampados.
Para o professor Alexandre Marques, de Língua Portuguesa, um dos objetivos principais da viagem era que os alunos entendessem a dinâmica da vida no quilombo. “Eles fizeram várias oficinas, de construção de armadilhas para pesca e caça, tecelagem em palha de bananeira e de barreamento de casa de pau a pique. Era importante que todos reconhecessem as diferenças entre a vida no quilombo e na cidade”.
Todos os dias da viagem, o café da manhã e o jantar foram preparados pelos próprios alunos. Ao final de cada dia, os alunos apresentavam uma síntese dos acontecimentos do dia, de forma artística, por meio de músicas e poesias. Todas as apresentações foram autorais.
Os alunos também visitaram algumas das cavernas do Parque, como a Caverno do Diabo, Água Suja, Alambari de Baixo, Santana, Ouro Grosso e Morro Preto.
A proposta do Estudo do Meio foi aprovada tanto entre os alunos como entre os pais, que deram feedback muito positivo. Para o professor, as relações pessoais entre os alunos serão, sem dúvida, a parte mais lembrada da viagem. “O que queríamos com essa viagem era o fortalecimento do grupo, dos vínculos entre a classe, e conseguimos. Tivemos 100% de adesão nessa viagem. Foi ótimo!”
Confira o vídeo feito pelos alunos e professores:
Compartilhe: