Na EGV, cada estudante é compreendido como um indivíduo único, que tem o seu processo de aprendizagem.
Baseados nesse princípio, cada professor procura conhecer profundamente como aprende o seu estudante. Colocamos uma lupa no processo de cada um! Conhecemos o nosso estudante!
Partimos deste ponto para planejar as aulas com atividades diversificadas e diferenciadas, projetos, aulas dialogadas e aulas com propostas comuns para o grupo todo. Desta forma, conseguimos interferir nos distintos processos e perfis de estudantes.
Reconhecemos as facilidades e as habilidades dos estudantes e os desafiamos mais, oportunizamos aos estudantes que usem este saber com qualidade para resolverem situações problemas na escola e no cotidiano. Assim como identificamos as dificuldades para aprender, para realizar as atividades, se organizar ou participar, e oferecemos atenção, interferências, estratégias e recursos necessários para cada estudante aprender no seu ritmo, sempre objetivando avançar no seu processo individual de aprendizagem.
As avaliações contínuas, paralelas e formativas, nos indicam com precisão o que foi aprendido ou não, para que possamos reformular os planos de trabalho e propor novas atividades e estratégias, a fim de possibilitar diferentes formas de desenvolver o pensar e favorecer as aprendizagens! Este é o ciclo do conhecimento de todos e de cada estudante na EGV.
As plataformas digitais também nos auxiliam neste processo, com coletas de dados precisos e fontes de informações de como e o que o estudante aprendeu ou não, nos possibilitando um acompanhamento permanente e individualizado.
Para este processo individualizado, contamos com uma equipe de professores e professoras que discutem e refletem suas práticas pedagógicas constantemente, além do orientador educacional, da orientadora de aprendizagens, da coordenadora pedagógica e da direção. As relações entre estes profissionais e os estudantes são pautadas em respeito, afeto e confiança.