Os alunos do Ensino Médio da Escola Granja Viana participaram, no dia 22 de março, de um debate sobre fake news. O jornalista Ricardo Fela, da Rede Globo, foi até a escola para contar um pouco de sua experiência aos jovens. “O objetivo foi conscientizar os alunos sobre o poder da informação e a importância de saber lidar com ela”, explica o professor de história, Márcio Noseda. “Hoje, todos nós somos bombardeados por informações diariamente. A questão é o que fazer e como lidar com tanta informação”.
O jornalista abordou o tema por meio de exemplos. Ele citou o caso do assassinato da vereadora Marielle Franco, as eleições americanas de 2016, o caso do restaurante falso que chegou ao topo da lista dos melhores de Londres e o caso da mulher que foi linchada no Guarujá acusada de sequestro de crianças para realização de magia negra.
Todos os exemplos têm em comum as notícias falsas que se espalharam muito rapidamente e, em alguns casos, causaram prejuízos irreversíveis. “Com estes exemplos, Fela mostrou quão graves podem ser as consequências de replicar informações sem saber a origem e sem checar sua veracidade”, lembra Noseda.
O assunto bullying também surgiu na discussão. Jornalista e alunos debateram sobre a importância de não repassar tudo que é recebido pelas mídias digitais e de não expor ninguém no ambiente da Internet, pois já é comprovado que as notícias – verdadeiras ou não – se espalham numa velocidade cada vez maior. “Eles entenderam a importância de agir com responsabilidade neste ambiente e as consequências que a irresponsabilidade pode trazer”.
O interesse dos jovens pelo debate foi muito grande. Todos participaram muito, levantaram questões e trocaram ideias com Ricardo Fela e com os colegas.
Compartilhe: