A Proposta Pedagógica da Escola Granja Viana contempla os Estudos do Meio, como atividades interdisciplinares essenciais ao aprendizado significativo do aluno. É através das vivências, observação, experimentação e interação com o meio, que se consolida e amplia o conhecimento.
Nessas saídas, também se objetiva o trabalho de autonomia do aluno e das relações no grupo classe, no desenvolvimento de atitudes de responsabilidade, respeito, solidariedade e cooperação.
Foi apresentada na 2ª Reunião de Pais e Mestres a proposta rodoviária de viagem de Estudo do Meio para o 1º ano do Ensino Médio, para Minas Gerais: Cordisburgo, Ouro Preto e Brumadinho.
Este é um roteiro de estudos de trabalho de campo que contempla os conhecimentos da área de Códigos e Linguagens especialmente Literatura, Produção de Texto e Artes. Na reestruturação das saídas pedagógicas, organizamos o trabalho por áreas, sendo que no 2º ano teremos o trabalho mais voltado para Ciências Naturais e no 3º ano para Ciências Humanas.
Iniciaremos nosso roteiro de estudos pela cidade de Cordisburgo, terra de Guimarães Rosa.
Teremos a oportunidade de conhecer a “entrada” do sertão brasileiro base quase que morfológica da obra do escritor de Grande Sertão Veredas. Acompanhados pelo grupo Miguilins faremos um roteiro de imersão nas origens deste tipo de literatura fundamental para a formação de elementos da nossa nacionalidade. Haverá a oportunidade de conhecer o processo criativo do autor em uma situação de aprendizagem muito particular.
Faremos uma visita ao Distrito de Bento Rodrigues ou Paracatu Debaixo e uma caminhada até um dos rios afluentes do Rio Doce que foi atingido pela lama de rejeitos de mineração, na trajédia de Mariana. Realizaremos também uma avaliação do impacto ambiental com a coleta e análise da água do rio – Gualaxo Debaixo.
Em Ouro Preto, como parte do programa História e Artes, do lado português faremos um caminho de observação da Igreja de São José e do visual do Patrimônio Histórico da Igreja de Nossa Senhora do Pilar com vivência no interior e com reflexões sobre o teatro do Barroco e analise das obras de arte; no Museu da Inconfidência faremos uma visita para pensar um tipo de valorização da memória nacional. Na Igreja de São Francisco de Assis faremos uma analise da transformação social e artística, evolução da ocupação e mudança de pensamento sobre o poder da Igreja e da coroa; e na Mina Chico Rei – visitaremos o interior para conhecer a história da resistência dos homens negros à escravidão.
Em outro momento, auxiliados pelos artistas locais vivenciaremos experiências poéticas utilizando como suporte a Aldravia – poema de origem Brasileira, criado na cidade de Mariana – MG, pelos poetas do Movimento Aldravista.
Na visita ao Instituto Inhotim, teremos como foco a arte contemporânea. A visita tem como objetivo a integração dos alunos com o acervo artístico do Inhotim nas instalações e intervenções dando continuidade ao projeto da “Invasão Matarazzo”.